-
Arquitetos: Carter Williamson Architects
- Área: 197 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Pablo Veiga
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta conversão de um armazém existente em New South Wales, Austrália, significa a qualidade sobre a quantidade. Numa região onde o espaço é valorizado, este projeto rejeita a ideia dominante de que maior é sempre melhor, apostando na qualidade de cada divisão, no acesso ao jardim e na abundância de luz natural.
Removendo cerca de um terço do telhado, o tecido construído foi esculpido para criar um pátio paisagístico central, trazendo luz, ar e vegetação para todos os espaços. Dessa forma, a renúncia ao interior ajudou a atender um briefing que não exigia mais espaço, mas uma planta claramente definida e racional dentro do antigo armazém. À medida que o processo de projeto se desenrolou, a estrutura revelou muitas qualidades insuspeitas e foi desenvolvida em um conjunto de interiores resplandecentes com materiais luxuosos, formas arqueadas esculturais e tons quentes.
O pátio flui diretamente para o espaço combinado de estar, jantar e cozinha, seu teto perfurado por um vazio em forma de arco de pé-direito duplo que une os dois andares, atrai o olhar para cima e a luz para dentro. As janelas e portas em arco emolduradas no mesmo aço vermelho escuro definem a fachada do pátio, suavizando os ossos industriais do volume. Ocultas atrás da cozinha estão a despensa e a lavanderia, com quartos, banheiros e um escritório ocupando o primeiro andar sob um telhado pontudo central.
O mármore rosa Breccia Rosso cor de vinho faz uma declaração ousada na cozinha com o balcão arqueado dialogando perpendicularmente com o vazio. Os tons ricos e terrosos combinam delicadamente com cortinas em tons metálicos e a vegetação próspera que fornece ao pátio sua própria cobertura subtropical. A paleta de materiais, luz e cores quentes com sofisticação e conforto que confere a cada espaço uma verdadeira sensação de calma. Em particular, o verde suave do teto da sala de estar complementa os vermelhos profundos das janelas e do balcão da cozinha, uma suavização contemporânea e uma celebração do antigo armazém.